BLOG
Você sabe qual a importância da descrição de cargos nas pequenas empresas?
- 7 de junho de 2016
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Conteúdos para Gestores
Muitas empresas pequenas e startups não possuem um departamento de Gestão de Pessoas estruturado, ficando nas mãos dos gestores todas as funções relacionadas ao RH da empresa. Muitos deles não são especialistas na área e volta e meia precisam de uma mãozinha nestes assuntos, se você é um deles: você sabe qual a importância da descrição de cargos para a sua empresa? Sabe o impacto que ela tem na produtividade e satisfação de seus funcionários?
Primeiramente, para respondermos estas perguntas é preciso saber o que exatamente é a descrição de cargos e qual seu objetivo.
Ela consiste na descrição detalhada de cada cargo existente em uma organização, quais as funções a serem exercidas, deveres e responsabilidades, a qual departamento pertence e qual a hierarquia do cargo (a quem o funcionário deve se reportar). Também deve-se detalhar quais conhecimentos, habilidades e atitudes o funcionário deverá apresentar para exercer as atividades descritas de forma eficaz, assim como a experiência mínima necessária. Ou seja, ela possui como objetivo principal a definição do corpo organizacional da empresa.
E porque, então, isso é importante?
- para identificar se todos os departamentos estão alinhados ao objetivo da empresa;
- facilitar processos de Gestão de Pessoas, como recrutamento e seleção e plano de carreira;
- auxiliar o funcionário na hora de realizar suas tarefas, assim como a almejar um cargo superior, deixando claro o que precisa desenvolver para alcançá-lo e até onde pode crescer dentro da organização;
- o que a empresa pode esperar deste funcionário e o que ela está apta a cobrar dele, pois não se pode cobrar a realização de atividades que não foram detalhadas;
- acarreta uma maior satisfação e produtividade dos funcionários que conseguem ver o resultado de seu trabalho e que suas atividades realmente impactam no desenvolvimento da empresa.
Pequenas empresas, principalmente, devem ser mais coesas e com seu time todo engajado a um objetivo comum, almejando um crescimento rápido e espaço no mercado de trabalho. Por isso essa descrição de cargos se torna ainda mais importante para elas. Porém, de acordo com o texto Gestão de Pessoas no Universo das Startups, esta descrição deve, ainda, ser flexível e abranger possíveis imprevistos no dia a dia, que são muito comuns na realidade de novas empresas.
Assim, para realizar projetos na área de Gestão de Pessoas as pequenas empresas que não possuem este departamento estruturado, devem procurar profissionais ou empresas qualificadas para tal, diminuindo chances de despender dinheiro em erros e retrabalhos.
Por Ana Carolina Ribeiro