BLOG
Os maiores motivos da rotatividade de profissionais nas empresas
- 6 de setembro de 2016
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Conteúdos para Gestores
Hoje se fala muito menos em retenção de profissionais no mercado de trabalho, afinal ninguém quer ‘segurar’ seu funcionário em uma empresa. O bom é proporcionar uma ótima experiência e grandes oportunidades, para que ele realmente queira estar ali. Mas e a rotatividade? Ainda se deve dar atenção a ela? Certa rotatividade é saudável e deve existir, com pessoas novas entrando na empresa entram ideias e conhecimentos novos também. Porém, quando ela é muito alta, traz consigo muitos aspectos negativos: os projetos custam a andar, a gestão do conhecimento fica mais difícil, sem falar nos altos custos de demissão e admissão.
Nas empresas de tecnologia tudo tende a acontecer muito rápido, surgem novas tecnologias o tempo todo e por isso não há mais espaço no mercado para uma empresa engessada e que não fornece autonomia aos seus funcionários. As que não fornecem estão ficando para trás e com certeza terão seus melhores funcionários ‘roubados’ por uma empresa melhor. Com isso, então, como podemos identificar quais os problemas que acarretam em uma alta rotatividade?
Falta de valorização: ninguém precisa ganhar um aumento de salário cada vez que traz um resultado positivo ou bate uma meta, há inúmeras maneiras de reconhecer seu funcionário e mantê-lo motivado. Por que não dar a ele uma folga no dia do seu aniversário? Ou quem sabe pagar um passeio para ele e sua família em um final de semana? Conheça seus colaboradores, saiba o que os motiva e seja criativo.
Baixa remuneração: todos sabem que a crise no país não está fácil e vem afetando muitas empresas. Porém, para uma empresa ser competitiva, ela tem que oferecer salários compatíveis com o mercado. Se a situação financeira está complicada, opte por oferecer benefícios interessantes, eles trazem menos gasto para a empresa e são igualmente cobiçados. Uma boa alternativa também, é manter a transparência com os funcionários quanto a real situação da empresa. O que já entra em nosso próximo ponto..
Transparência: quando os funcionários sabem o que está acontecendo na empresa como um todo, o que as áreas estão fazendo, onde a empresa quer chegar (e porque), o que ela espera de cada funcionário.. enfim, é muito melhor trabalhar para uma empresa em que se sabe como as decisões são tomadas e porque, isso traz um propósito a atuação de cada colaborador.
Falta de oportunidade de crescimento: as pessoas possuem necessidades financeiras, objetivos de crescimento pessoal e profissional e cada líder tem que estar ciente disso. Pode ser que muitos não queiram crescer linearmente, virar líder, mas cada um tem uma ambição e a empresa precisa suprir essa necessidade de desenvolvimento ou corre o risco de perder o profissional.
Estes são alguns exemplos do que pode estar causando a alta rotatividade na sua empresa, mas a melhor maneira de saber é dialogando com os profissionais e tentando identificar o que realmente os faz procurar outra oportunidade. Como eu comentei no início, se sua empresa não estiver proporcionando uma ótima experiência profissional para seus colaboradores, outra empresa vai!
Por Ana Carolina Ribeiro