BLOG
O que fazer quando você está começando a procurar emprego
- 8 de maio de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Conteúdos para Candidatos
Se você está começando a buscar um emprego, especialmente pela primeira vez, pode ficar bastante confuso com a quantidade de sites disponíveis para buscar e as várias formas de participar de um processo seletivo. Neste post vamos tentar ajudar você com algumas dicas de por onde começar.
1- Fazendo seu currículo.
Montar seu currículo pode ser bastante difícil na primeira vez. A primeira coisa é pensar em todas as suas experiências relevantes. Você pode incluir intercâmbios, trabalhos voluntários, estágios, etc.
Se você tem experiências na área que deseja trabalhar, ótimo. Descreva as atividades que fez com cuidado, dando destaque a estas experiências.
Se você não tem experiências relacionadas à área, busque destacar as competências que desenvolveu nos outros trabalhos (não apenas as atividades que realizou).
Se você não tem nenhuma experiência profissional, vale colocar os projetos que se envolveu no colégio e buscar também destacar suas habilidades e competências.
Busque na internet modelos de referência para fazer o seu currículo. Existem vários para se inspirar. É importante você desenvolver um currículo de base com suas experiências, mas antes de enviar para as empresas, busque personalizar para cada oportunidade.
Se quiser saber mais dicas sobre currículos, olha neste post do nosso blog: http://www.consultoriacontato.com/2016/04/20/curriculo-dicas-para-elaboracao/
2. Redes sociais
Existem muitos sites de emprego diferentes e muitas empresas para se candidatar. Hoje a maior parte das vagas são anunciadas online, em diversos meios. A primeira dica é ter um perfil no linkedin. Se você já tem, atualize.
Mesmo para vagas onde o trabalho de headhunter(quando o recrutador busca você) é menor o seu perfil do linkedin ainda é referência.
Em suas redes sociais busque grupos da sua área profissional e da região onde quer trabalhar para se manter sempre em contato com as oportunidades que deseja.
3. Sites de emprego
Existem diversos sites de recrutamento e seleção, além dos sites das próprias empresas para que você se cadastre. Muitas vezes pode ser um pouco cansativo se inscrever e monitar os diversos sites.
A primeira dica é fazer uma pasta dentro da lista de sites favoritos, para salvar os sites que você está buscando. Conforme você for procurando, irá descobrir novas fontes de seleção. Então a dica é registrar essas fontes em uma lista e sempre checá-las. Você pode pedir para o seu navegador abrir cada uma delas em uma aba. Assim fica mais fácil conferir. Você pode olhar todos eles uma ou duas vezes por semana.
Coloque nessa lista todos os sites de recrutamento e seleção (não esquece de incluir a Contato em sua lista) e também o site de suas empresas favoritas. Muitas regiões possuem sites específicos, busque-os também.
Uma dica importante é não sair se candidatando a qualquer vaga. Busque aquelas oportunidades que realmente tenham haver com você. Assim você pode se dedicar a elas com mais carinho. Viu uma vaga que te chamou a atenção? Você pode buscar telefonar para a empresa para saber um pouco mais (se a empresa te der abertura é claro).
4. Networking
É muito importante você fazer networking neste momento de busca de emprego. Conte para seus amigos e familiares que você está buscando e quais vagas lhe interessam. Eles podem te auxiliar bastante na busca e te indicar boas vagas.
5. Aprenda com os processos
Uma dica valiosa é você estar atento na busca por uma oportunidade. Busque prestar atenção em quais vagas estão surgindo, com que perfil de profissional. Busque entender que tipo de contratações as empresas estão fazendo, quais as competências buscadas, quais os valores que estão oferecidos.
A maior parte dessas informações está disponível nos perfis de vagas anunciadas. Muitas vezes o valor de salário não é apresentado inicialmente, mas ao participar de um processo é bem provável que você receba esta informação. Isto lhe ajudará a ser mais assertivo ao se apresentar e responder perguntas em seus próximos processos.
Texto por: Karina Matheus Faraco