BLOG
A importância da Cultura Organizacional
- 29 de maio de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Consultoria Contato Conteúdos para Gestores
Até pouco tempo atrás, ao se falar de uma empresa, as principais características elencada era seu tamanho, quantidade de filiais ou funcionários. Hoje cada vez mais as empresas são conhecidas pela sua cultura, pelo seu jeito de fazer. As pessoas buscam empresas inovadoras e que valorizam as pessoas. Sempre ouvimos falar das empresas com sedes modernas, com ambientes bacanas, onde o bem-estar é valorizado. Estes são sinais que as empresas e os colaboradores estão dando mais atenção para a cultura organizacional.
Neste sentido, a principal função da Gestão de Pessoas de uma empresa é promover a cultura dela. Ou seja, atrair e engajar pessoas com valores similares da organização e promover o “jeito de fazer” que a empresa tem. A cultura organizacional tem grande influência no sucesso ou fracasso de uma organização. Por isso é preciso entender bem o que é a cultura organizacional.
Podemos perceber elementos da cultura na maneira como as pessoas falam, se vestem e se comportam dentro da empresa. Está expressa na decoração, na distribuição das pessoas, nas regras e normas. É também os valores partilhados por todos na organização, a missão, a visão e a filosofia administrativa da empresa.
A cultura possui elementos visíveis e tangíveis (Políticas e normas escritas, modo de se vestir, cargos, etc.) e outros invisíveis e intangíveis (Valores, Clima, padrões de comportamento, etc.). Ela é facilmente percebida por seus membros, pois é as “regras do jogo”, o DNA da empresa. Uma boa dica para entendermos a cultura é conhecer seus fundadores e líderes e os valores que estes expressam.
Muitas vezes percebemos que alguns valores são diferentes no dia a dia, ou que um time tem um jeito de fazer próprio. Quando notarmos essas discrepâncias é sinal de que precisamos fazer a gestão dos valores e da cultura da empresa. Em algumas situações precisamos ajudar a empresa a explicitar melhor seus valores e orientar a liderança sobre a maneira que é esperado que eles ajam. Também devemos estar atentos aos processos seletivos, para trazer talentos alinhados com a direção que desejamos tomar.
Também pode ser necessário uma mudança cultural. Esta mudança não é fácil e em geral inicia-se com a percepção que o velho jeito de se fazer as coisas não está mais atendendo a direção que a empresa quer tomar. Atualmente, com a alta concorrência e a entrada de novas empresas mais enxutas e aceleradas no mercado, vemos diversas empresas passarem por estas mudanças para poderem continuar competitivas.