BLOG
Contato Gestão de Pessoas > BLOG > Consultoria Contato > 10 dicas para fazer uma boa Carta de Apresentação
10 dicas para fazer uma boa Carta de Apresentação
- 21 de fevereiro de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Consultoria Contato Conteúdos para Candidatos
Nenhum comentário
Você sabia que a carta de apresentação pode fazer a diferença na hora da triagem de currículos?
O objetivo da carta é se apresentar ao recrutador e indicar seu interesse na vaga, além de elencar alguns elementos de sua experiência ou de seu perfil que você acredita que seriam importantes para vaga.
- A carta de apresentação deve ser específica: a intenção é demonstrar porque você é o melhor candidato para aquela vaga. Assim quanto mais específico melhor, cite o cargo em questão. Não faça cartas genéricas (exemplo: para vagas administrativas). Sempre que possível adapte a carta a empresa, citando-a ao longo da carta.
- A estrutura da carta deve ser breve (1) apresentação sobre você, (2) porque se interessou por aquela vaga e aquela empresa e (3) porque você é um bom candidato.
- A apresentação pessoal deve conter nome, idade, formação. A carta é acompanhada de um currículo que contém as demais informações que o selecionador precisa neste momento.
- Destaque porque você deseja aquela vaga: porque você buscou aquela vaga em específico? Você já atua na área e gosta? Deseja mudar de área? Porque você está concorrendo para uma vaga naquela empresa?
- Busque informações sobre a empresa que você irá concorrer e indique que buscou. É comum que no site tenham informações sobre Valores e outras características da empresa, use essas informações na carta. Exemplo: sua vaga é em uma empresa que valoriza a inovação e você adora trabalhar com isso, inclua esta informação.
- Indique porque você é um ótimo candidato a vaga. Você pode citar características suas que estejam alinhadas com o cargo e a empresa, também pode indicar as experiências que você acredita que mais lhe desenvolveram para suas futuras atividades. Esta parte da carta deve ser breve, no máximo um parágrafo.
- Verifique os requisitos e conhecimentos desejáveis da vaga e indique como você os cumpre.
- A carta deve ser curta: Ela serve para gerar maior interesse do recrutador em você, por isso quanto mais direto ao ponto, mais atenção ela terá. Além disso, a maior parte das inscrições é online e o meio digital é mais propício a textos menores.
- A carta deve ser honesta. Busque realmente falar sobre coisas que lhe chamam a atenção na oportunidade e características suas que você acredita que possua.
- Encaminhe a sua carta no corpo do email, com seu currículo anexado. Se o seu cadastro for em um sistema, busque entrar em contato por email para indicar que se cadastrou e quetem interesse na vaga.