BLOG
Como se preparar para um feedback
- 14 de março de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Conteúdos para Candidatos
O momento de feedback é bastante importante para que possamos conhecer o que a empresa pensa sobre você e as expectativas sobre o seu futuro. Entretanto, muitas vezes, não sabemos como nos preparar para esta situação e tirar maior proveito desta oportunidade. Um feedback completo é um momento onde o gestor conversa com seu liderado sobre o seu desempenho, mostrando exemplos , planeja as melhorias necessárias e aponta como sua carreira está sendo planejada. Podem ser utilizados diversos métodos.
A primeira coisa que você deve fazer antes de um feedback é conhecer o procedimento da empresa: existe uma avaliação de desempenho? Quais os critérios que ela utiliza? O feedback refere-se a que período de tempo? O colaborador também avalia seus gestores?
Estas informações servem para que você se prepare para a reunião. Você deve verificar o período de tempo a ser avaliado (em geral um semestre ou um ano) e pensar em como atuou neste período. Quais elementos você destaca de sua atuação? O que você acredita que deve melhorar? Quanto mais conhecimento dos critérios que a organização tem para avaliar o desempenho, melhor será sua preparação. Você também pode pensar em sua carreira na organização e tratar deste assunto com seu líder (como você espera crescer, o que você tem desejo de fazer).
Sua postura deve ser bastante aberta e receptiva para o feedback. A ideia é que você utilize sua autoavaliação (preparação) para comparar com a de seu gestor. Vocês avaliaram seu desempenho de forma similar? Se sim, significa que você tem uma boa percepção das necessidades da empresa. Se não, é preciso entender melhor o que é esperado de você. Busque pedir exemplos e apresentar quais pontos você pensou diferente.
As diferenças que ocorreram referem-se a discrepância de critérios ou da avaliação propriamente dita? As diferenças de critérios devem ser ajustadas, o colaborador deve reavaliar segundo o que a organização avalia. Em geral a maioria das diferenças de percepção referem-se a estes itens, por isso o trabalho em conjunto com o gestor é muito importante, o feedback torna mais claro como a organização te avalia.
Se ocorrem discrepâncias de avaliação, nunca bata de frente com seu líder. Apresente seus argumento, mas seja bastante aberto para escutar. Não chegar a um acordo durante esta conversa tende a prejudicar mais o colaborador, que continuará apresentando um comportamento distante do que a organização pede. Ao final vocês devem desenvolver um plano de melhorias. Você deve ter clareza do que é esperado de seu desempenho daqui para frente.
Anote os pontos mais importantes em um caderno. Utilize essas informações para melhorar seu desempenho, segundo o que vocês combinaram. Ao longo do próximo período de avaliação você pode fazer follow up com seu líder, verificando se o que você está apresentando é o que ele espera.