BLOG
Vantagens e Desvantagens do Home Office
- 4 de abril de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Consultoria Contato Conteúdos para Gestores
Home Office é a modalidade onde o colaborador pode trabalhar em local fora da empresa. Geralmente é associado a trabalhar em casa, porém pode ser realizado de outros locais, como um café. Oportunizar para os colaboradores que trabalhem Home Office pode ser uma ferramenta de motivação excelente, porém pode causar grandes dores de cabeça se não for corretamente implantado.
Vantagens:
-Evita perda de tempo com trânsito
-Melhora o clima
-Aumenta a motivação
-Colaboradores podem trabalhar no conforto de sua casa
-Melhora a qualidade de vida dos colaboradores
-Aumenta a produtividade
Desvantagens:
-Não é para qualquer colaborador ou cargo
-É preciso planejar corretamente a divisão de tarefas
-Necessita de acompanhamento e controle maior que o trabalho na empresa
-Necessita que o colaborador tenha um ambiente adequado
-Colaboradores podem utilizar o tempo de forma inadequada
O Home Office deve ser estudado e aplicado com cuidado. Em primeiro lugar é preciso decidir quais colaboradores podem fazer home office. Por exemplo: pessoas que trabalham com atendimento telefônico poderiam fazer isso em casa? Que estrutura a empresa precisaria oferecer para isto? É viável?
Toda atividade que dependa do colaborador estar na empresa ou em contato direto com pessoas da empresa não são possíveis de serem feitas em casa. Atividades como desenvolvimento de software em geral adaptam-se bem ao trabalho home office, pois depende apenas de um computador (pode ser o da própria empresa quando é fornecido notebook) e o trabalho é em geral individual.
Mesmo após esta análise é importante entender que Home Office não deve ser todo dia. Colaboradores devem vir para empresa para reuniões presenciais. Isto é importante para manter os colaboradores alinhados com a cultura, permitir que deem ideias novas e ainda sejam vistos por seu potencial. É mais difícil acompanhar colaboradores quando nunca falamos ao vivo com eles. Em geral as empresas costumam oferecer o home office algumas vezes na semana (e não todos os dias). A empresa Yahoo decidiu não fazer mais home office em 2013, o principal ponto contra era o grande número de funcionários que nunca trabalhavam no escritório.
Também é preciso definir bem a divisão de tarefas e as regras de execução. É preciso verificar como realizar a marcação de ponto a distância e se o colaborador terá ou não flexibilidade de horários. O colaborador deve estar disponível no horário combinado. A gestão deve estar atenta ao correto cumprimento para evitar problemas futuros.
Ainda é preciso orientar os colaboradores sobre como realizar o home office com eficiência. Será preciso ter um espaço para trabalhar e a rotina da família deve adequar-se aos horários. Caso contrário o colaborador não conseguirá realizar as atividades. Em pesquisa com colaboradores, foram indicados que os principais elementos que atrapalham o home office ésão não ter uma estrutura adequada ao trabalho (Conexão ruim de internet, não ter espaço confortável, etc.) e interferência da família. O horário de trabalho deve ser respeitado por todos.
Nem todas as pessoas se adequam ao home office. Existem perfis que precisam ter os colegas e seus líderes perto, ou que não conseguem se organizar em casa para trabalhar bem. É preciso que a liderança esteja atenta para identificar estes casos.
De maneira geral, quando o Home Office funciona, melhora a qualidade de vida dos colaboradores, pois ele diminui o tempo no trânsito, perde menos tempo com interrupções de colegas e poderá estar mais próximo de sua família. A casa pode ser o melhor lugar para trabalhar, onde o colaborador produzirá melhor. Para isto a gestão deve estar atenta ao cumprimento das normas e aos resultados.