BLOG
Gestão de Pessoas – novos fazeres
- 22 de maio de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Consultoria Contato Conteúdos para Gestores
Semana passada falamos aqui no blog sobre a história da área de Gestão de Pessoas, explorando as mudanças que ocorreram ao longo dos anos: hoje o trabalho é encarado como fonte de felicidade e as empresas buscam colaboradores engajados com os valores organizacionais e com os resultados esperados. Por isso constatemente nos perguntamos como o RH deve atuar em prol destes objetivos?
Umas das respostas que melhor atende a este desafio é a descentralização da Gestão de Pessoas, de forma a distribuir a função de gerir os colaboradores entre RH e líderes.
Cada líder da empresa passa a ser responsável por sua equipe. Ele deve participar ativamente da seleção dos membros e desenvolver seus liderados. O líder responde a metas de resultados, mas também metas de Gestão de Pessoas.
Neste formato o RH tem como sua responsabilidade desenvolver políticas estratégicas organizacionais. Aos líderes cabe a aplicação destas políticas Por exemplo: o RH desenvolverá as políticas de feedback (se haverá feedback formal, quantas vezes por ano, metodologia, etc). Os líderes serão responsáveis por aplicar o feedback diretamente.
A seleção de colaboradores é também um exemplo de como RH e líderes devem atuar juntos. O perfil do colaborador é definido por ambos, levando em conta as atividades a serem exercidas, valores organizacionais e perfil esperado. Comumente o RH é responsável pelas primeiras etapas da seleção como triagem de currículos, aplicação de testes, dinâmicas e primeiras entrevistas, ficando a cargo da liderança uma entrevista com o colaborador (em conjunto ou não com RH) e a análise dos perfis levantados. Desta forma o RH é responsável pelas partes mais técnicas da avaliação do novo colaborador, aplicando sua expertise. A decisão deve ser em conjunto.
É de responsabilidade também do RH desenvolver as lideranças para melhor responder as necessidades da equipe. Este desenvolvimento pode ocorrer de diversas formas: treinamento, acompanhamento, coaching, etc… Também deve-se assessorar as lideranças de forma geral, utilizando os conhecimentos dos especialistas do RH para melhor desenvolver da equipe.
Neste formato o RH é formado por especialistas que são o aporte das lideranças, atuando como consultores internos. A gestão de pessoas é feito em conjunto por liderança e RH, de forma que estamos mais próximos dos colaboradores. Assim conseguimos acompanhar mais de perto e engajá-los muito melhor.
Texto por Karina Matheus Faraco