BLOG
Comunicação Corporativa – a importância da fluidez
- 19 de julho de 2016
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Consultoria Contato Conteúdos para Gestores
Ouço falar muito nas empresas sobre comunicação, ou melhor, sobre falhas e ruídos na comunicação. Esse assunto é tema de diversos treinamentos e palestras organizacionais, devido, principalmente, à sua capacidade de beneficiar ou estragar de vez algum projeto, alguma relação ou algum negócio.
Pode parecer trágico, mas é isso mesmo…. a comunicação pode atrapalhar ou salvar sua vida., pode otimizar ou atrasar processos, pode fazer com que você ganhe ou perca clientes. Quando tratamos desse assunto, normalmente chegamos no tópico “ruídos”. Ruídos de comunicação são aquelas coisinhas que atrapalham o fluxo ideal de mensagem entre um emissor e um receptor. E eles podem ser psicológicos ou físicos.
Um exemplo de ruído ou barreira física é quando você tenta falar algo com a mão na boca. Obviamente, as palavras ficarão distorcidas e/ou com um volume baixo e confuso, logo a mensagem sofreu um ruído (mão na boca) e chegará algo diferente do que você quis reproduzir ao receptor. Se você gritar de um cômodo da casa para outra pessoa que está em outro cômodo, acontecerá a mesma coisa, as barreiras físicas não permitirão uma mensagem fluida e clara.
E as barreiras psicológicas? São aquelas peças que seu inconsciente prega para você. Pensemos numa situação que você é contra um projeto a ser implantado na empresa e você recebe uma pessoa que tenta argumentar positivamente sobre isso. Você já tem uma opinião formada e concreta de que o projeto não é viável e é justamente essa contrariedade que pode prejudicar a comunicação, pois você já se fechou aos outros possíveis argumentos.
Sendo assim, o que fazer para diminuir esses ruídos e aumentar a fluidez da comunicação? Algumas possíveis soluções, vamos lá:
- Fale de forma clara, objetiva e transparente, olhando os olhos da pessoa, sempre que possível.
- Evite gritar de um canto ao outro da empresa. Levante da cadeira, encare a pessoa e se comunique.
- Fale o que tem que ser dito; não esconda nada, pois esse “escondimento”(rrrssss) será uma barreira.
- Fale sempre sobre fatos, tornando os assuntos profissionais e não pessoais. Isso funciona muito quando o papo é mais reto, entende? Por exemplo, quando precisamos falar sobre coisas não muito agradáveis, como feedbacks negativos.
- Esteja sempre aberto às opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas. Você vai se surpreender com essa dica é mágica.
- Sempre que possível, prefira comunicação cara a cara, evitando e-mails e whatsapp, pois normalmente a linguagem escrita cria ruídos, ainda mais quando há algo sério e importante a ser tratado.
- Procure usar o email para ratificar informações e não para resolver problemas e conflitos.
- Ao se comunicar, tenha em mente a mensagem que quer passar, para quem quer emitir e qual seria o melhor meio para isso.
E, por fim, finalizando com uma famosa frase, deixamos nosso recado….
“quem não se comunica, se trumbica”
Chacrinha
Por Michelle Digiácomo